Mula da Cooperativa

Mula da Cooperativa (http://www.max-pt.com/forum/index.php)
-   Informática (http://www.max-pt.com/forum/forumdisplay.php?f=14)
-   -   Velocidade da Fan (http://www.max-pt.com/forum/showthread.php?t=140)

dj-alface 03-10-2007 19:47

Velocidade da Fan

Boa noite a tods :)

Gostaria de saber o que me recomendam, via software para reduzir o ruido que a minha ventoinha do processador emite..

recentemente mudei de board (para uma asus) e apesar de ter o Qfan activado a ventoinha faz mt mais ruido que com a board anterior..

Sugestoes?

Thx :)

PaRaDiSe 04-10-2007 09:50

Sinceramente n acho isso possivel.. Ja tentaste limpar bem essa tua fan?

whassup 04-10-2007 09:53

via software a asus deve ter aplicações especificas pa isso
aconselho-te e a comprar e um controlador pas fans que nem por isso são muito caros

rosinsky 04-10-2007 13:32

provavelmente não apertaste a heathsink e a ventoinha em condições.

meteste pasta térmica nova?

basta que a sink de aluminio esteja um bocadinho mal apertada contra o processador para acontecerem duas coisas: vibração por causa da rotação da ventoinha que é amplificada pelo metal da heathsink, e se não colocaste pasta térmica e/ou o contacto entre o processador e a sink forem maus, a dissipação de calor é pessima, o processador tem a temperatura sempre muito elevada, o que leva a que a ventoinha, mesmo com o qfan activo, esteja sempre a trabalhar no máximo, contribuindo para aumentar o barulho.

se nada disto for a solução, compra uma sink nova mais eficiente, com controlador de rotação da ventoinha. A zalman tem soluções em cobre bastante eficientes.

dj-alface 04-10-2007 19:10

é assim, a pasta termica que utilizei estreei com isto e a ventoinha nao me parece estar mal presa até pq o ruido que me queixo nao e´de bater ou kk coisa desse genero. è apenas de ter a ventoinha smp a andar a bastante mais velocidade que estava antes.. será k usei pouca pasta termica? eu tb tinha receio que ela saisse para os lados..

rosinsky 04-10-2007 21:46

se o problema não é amplificação da vibração da ventoinha, e se usaste pasta nova, (eu tenho assumido que o processador é o mesmo, apenas mudaste a board, certo?), então não te posso ajudar mais.
pq se com o qfan activo a ventoinha não reduz a velocidade, é pq a temperatura do processador está efectivamente mais alta (ou assim o entendem os sensores da board nova...).

Edit: Tambem pode estar relacionado com a adição de novos discos rigidos ao conjunto. os disco rigidos aquecem muito, aumentando a temperatura do ar dentro da caixa. Se a ventilação da caixa for fraca, a temperatura do processador vem a sofrer com o aumento global da temperatura da caixa. como ja frisei antes existem no mercado n soluções para este problema. Boa sorte.

P.S. - se comprares apenas um potenciometro para a ventoinha (controlador de fans), tem cuidado para não keimares o processador.

dj-alface 05-10-2007 07:48

diga-se de passagem k nao percebo mt de computadores.. lol

foi mm isso k fiz, troquei a board e acrescentei um disco rigido.. será que devo comprar mais uma ventoinha?

depois onde e´k a coloco?

dj-alface 05-10-2007 18:55

acham que uma coisa destas iria diminuir o ruido??

é k ter a ventoinha smp a trabalhar perto das 3900 rpm é um pc aborrecido..

rosinsky 05-10-2007 19:28

compras uma ventoinha de qualidade (custam algum dinheiro mas fazem pouco ruido), e colocas-a na zona frontal, em frente aos discos rigidos, a extrair o ar quente destes para o exterior pelo painel frontal (normalmente nas caixas mais recentes existe sitio para isso). Se o processador não arrefecer assim e o ruido global não diminuir (pq no fim vais ter mais 1 ventoinha), não tens outra hipotese, senão comprar um dissipador com ventoinha de alta eficiencia e baixo ruido.

dj-alface 05-10-2007 20:41

antes disso ainda kero exprimentar a tirar o disco rigido que adicionei.. achas k isso poderá fazer a diferenca? até pq nao tenho problemas de espaco sem ele..

Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 17:41.