Velocidade da Fan
Boa noite a tods :)
Gostaria de saber o que me recomendam, via software para reduzir o ruido que a minha ventoinha do processador emite.. recentemente mudei de board (para uma asus) e apesar de ter o Qfan activado a ventoinha faz mt mais ruido que com a board anterior.. Sugestoes? Thx :) |
Sinceramente n acho isso possivel.. Ja tentaste limpar bem essa tua fan?
|
via software a asus deve ter aplicações especificas pa isso
aconselho-te e a comprar e um controlador pas fans que nem por isso são muito caros |
provavelmente não apertaste a heathsink e a ventoinha em condições.
meteste pasta térmica nova? basta que a sink de aluminio esteja um bocadinho mal apertada contra o processador para acontecerem duas coisas: vibração por causa da rotação da ventoinha que é amplificada pelo metal da heathsink, e se não colocaste pasta térmica e/ou o contacto entre o processador e a sink forem maus, a dissipação de calor é pessima, o processador tem a temperatura sempre muito elevada, o que leva a que a ventoinha, mesmo com o qfan activo, esteja sempre a trabalhar no máximo, contribuindo para aumentar o barulho. se nada disto for a solução, compra uma sink nova mais eficiente, com controlador de rotação da ventoinha. A zalman tem soluções em cobre bastante eficientes. |
é assim, a pasta termica que utilizei estreei com isto e a ventoinha nao me parece estar mal presa até pq o ruido que me queixo nao e´de bater ou kk coisa desse genero. è apenas de ter a ventoinha smp a andar a bastante mais velocidade que estava antes.. será k usei pouca pasta termica? eu tb tinha receio que ela saisse para os lados..
|
se o problema não é amplificação da vibração da ventoinha, e se usaste pasta nova, (eu tenho assumido que o processador é o mesmo, apenas mudaste a board, certo?), então não te posso ajudar mais.
pq se com o qfan activo a ventoinha não reduz a velocidade, é pq a temperatura do processador está efectivamente mais alta (ou assim o entendem os sensores da board nova...). Edit: Tambem pode estar relacionado com a adição de novos discos rigidos ao conjunto. os disco rigidos aquecem muito, aumentando a temperatura do ar dentro da caixa. Se a ventilação da caixa for fraca, a temperatura do processador vem a sofrer com o aumento global da temperatura da caixa. como ja frisei antes existem no mercado n soluções para este problema. Boa sorte. P.S. - se comprares apenas um potenciometro para a ventoinha (controlador de fans), tem cuidado para não keimares o processador. |
diga-se de passagem k nao percebo mt de computadores.. lol
foi mm isso k fiz, troquei a board e acrescentei um disco rigido.. será que devo comprar mais uma ventoinha? depois onde e´k a coloco? |
acham que uma coisa destas iria diminuir o ruido??
é k ter a ventoinha smp a trabalhar perto das 3900 rpm é um pc aborrecido.. |
compras uma ventoinha de qualidade (custam algum dinheiro mas fazem pouco ruido), e colocas-a na zona frontal, em frente aos discos rigidos, a extrair o ar quente destes para o exterior pelo painel frontal (normalmente nas caixas mais recentes existe sitio para isso). Se o processador não arrefecer assim e o ruido global não diminuir (pq no fim vais ter mais 1 ventoinha), não tens outra hipotese, senão comprar um dissipador com ventoinha de alta eficiencia e baixo ruido.
|
antes disso ainda kero exprimentar a tirar o disco rigido que adicionei.. achas k isso poderá fazer a diferenca? até pq nao tenho problemas de espaco sem ele..
|
talvez resulte... mas a minha opinião é que provavelmente terá mais a ver com a forma como a nova board interpreta as temperaturas do processador, e faz a gestão da ventoinha. mesmo assim vale a pena experimentar.
Edit: como tens configurado o qfan, na bios? é que se esta configurado para fazer uma temp muito baixa, isso pode explicar a ventoinha sempre a funcionar. tens que afinar os parametros do qfan na bios de acordo com as especificações termicas do teu processador (temp normal de funcionamento, temp máxima, etc.) |
tenho de procurar essa informação... pelo menos ja notei k so por baixar o PWM (?) ligeiramente consegui logo uma melhoria no ruido.
COntudo, isto parece-me ser em grande parte causado pelo segundo disco rigido, porque se so tiver um a funcionar a temperatura encontra-se smp a valores baixos e a ventoinha mantêm-se nas <3000 rpm... tou a pensar é em comprar uma caixa externa para o disco.. assim nao me chateio.. so que o disco nao é sata, será que posso comprar uma caixa externa para discos SATA ou é melhor sem esta ligação e optar por USB 2.0? |
Se o disco n é sata não te interessa comprar uma caixa sata, pq não serve para esse disco (a menos que compres algo que converta ide em sata, o que é dificil) O usb parece o mais logico.
Eu, pessoalmente experimetaria, antes de comprar a caixa de discos externa, afinar bem os parametros do qfan e comprar uma ventoinha de qualidade (no máximo 8 euros, por norma menos de 5) para colocar no painel frontal da caixa. Agora, se a caixa de discos externa ate te da jeito para transportar informação entre pc's :) força. |
ja estive a afinal alguns dos paramentros do Qfan e realmente melhorou imenso.. agora está smp na zona das 3100/200 rpm e abaixo dos 60º. Já faz muito menos ruido do que antes.
Assim, se calhar ja nao compro a caixa externa.. em relacao à ventoinha, tenho de pensar nisso.. acho que nao fazia mal nenhum ao computador, muito pelo contrário, mas ainda tenho de procurar informacao na net pq eu nao sei instalar uma cena dessas, nem sei se a minha caixa o permite.. thx pela tua ajuda.. tem sido fundamental para mim |
Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 15:09. |