Citar:
Criado Inicialmente por phya
Tenho netcabo e tinham-me dito que com a netcabo tinha sempre ip dinâmico, mas recentemnete disseram-me que afinal não era assim. E num dos sites que me indicaram para ler falava em ter ip fixo para ajudar no problema do lowid.
|
Na Netcabo, tens ip dinâmico. Se quiseres ip fixo terias de lhes pagar um x ao mês.
A confusão do pessoal, é que por vezes estão muito tempo sem verem os seus ips alterados, e chegam a pensar que o ip é fixo, mas o ip não deixa de ser dinâmico.
Nas alturas do fim das leases dos ips que nos são dados, há duas opções: ou o servidor de dhcp da Netcabo nos dá um novo ip, ou nos deixa estar com o mesmo. O ser dinâmico não implica obrigatoriedade em mudar o ip constantemente ao utilizador. Acontece que muitas vezes o ip fica muitos dias sem mudar e assim o pessoal acaba por pensar que é fixo mas mais cedo ou mais tarde mudará.
Se for deixado o modem desligado durante a noite, e se calhar alguém precisar de um ip e o servidor de dhcp lhes der o que nós tínhamos, passaremos ao ligar o modem de manhã a ter um ip diferente. Se o ip não for atribuído a mais ninguém durante a noite, pode acontecer ligarmos o modem e termos o mesmo ip, fazendo o dono do modem pensar que tem ip fixo, mas não tem!
Podemos alterar o ip simplesmente alterando o mac address da placa de rede (o mac cpe) ou do router (caso usemos router), que assim, mudando o mac cpe (o servidor de dhcp atribui um ip a um mac cpe), o servidor de dhcp irá atribuir um ip diferente quando voltarmos a ligar o modem, pois o ip antigo que tinhamos estará ainda atribuido ao outro mac cpe até a lease pelo menos terminar.