Comunidade Mula da Cooperativa, viva desde 2003. Portal generalista mas com fórum para dúvidas sobre sacanços. Inscrevam-se e comecem a participar! Nota: Este fórum já não se destina à partilha de links em si, apenas ajuda e troca de ideias sobre este tema. Registar. A inscrição é confirmada por email, por isso coloquem um email real ou poderão não conseguir postar depois!
Maior foguete de artifício do mundo lançado dia 13 no Douro
Pessoal, quem seja do norte (ou sul e possa ver), esta semana de segunda a sexta farão fogos artificiais todos os dias (menos quinta acho) e quarta tentarão bater o recorde Guiness do maior foguete artificial do mundo.
Citar:
Maior foguete do Mundo será lançado do Douro
2010-10-09
Os céus do troço final do Douro enchem-se de luz e cor entre segunda e sexta-feira, com vários espectáculos de fogo-de-artifício, incluindo o lançamento do maior foguete do Mundo, candidato a figurar no livro Guiness dos recordes.
Os espectáculos são oferecidos pela organização do XII Simpósio Internacional de Fogo-de-Artifício, que nesses mesmos dias decorrerá num hotel do Porto, sob organização da Associação Nacional das Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE).
O mega-foguete vai ser lançado do Jardim do Calem, no Porto, pelas 21 horas de quarta-feira, no âmbito uma sessão de deflagração de foguetes tradicionais portugueses.
Em declarações à Lusa, o presidente da ANEPE, António Rodrigues, explicou que se trata de um foguete com 12 quilos, cana de seis metros e 30 propulsores (rastilhos).
Adiantou que, devido ao seu tamanho, não será lançado por um fogueteiro, mas por um dispositivo accionado mecanicamente.
"Já testamos modelos similares e achamos que vai funcionar", disse António Rodrigues, que quis guardar segredo sobre a oficina que produziu o foguete, preferindo sublinhar que se trata de um engenho oferecido por todos os associados da ANEPE.
Convidado a estabelecer as diferenças deste mega-foguete face aos demais, António Rodrigues explicou que um engenho tradicional pesa seis a 12 vezes menos, a cana não vai além dos três metros e os propulsores são apenas um ou dois.
Ao todo, a organização do simpósio internacional oferece ao público do Porto e Gaia dois espectáculos diurnos e 12 nocturnos, distribuídos por quatro dias, e espera que cada sessão seja presenciada por pelo menos 50 mil pessoas.
Na segunda e terça-feira, às 22 horas, e na sexta-feira, às 23.30 horas, haverá sessões de lançamento de fogo-de-artifício a partir de batelões no rio Douro.
Na quarta feira, entre as 17 e as 21horas, ocorrerá o lançamento de peças de fogo tradicionais a partir da zona da Afurada, Gaia, e o lançamento do mega-foguete, a partir do Largo do Calem, no Porto.
O industrial pirotécnico José Carlos Macedo será um dos responsáveis pelo espectáculo de quarta feira, contribuindo com peças para sessões de fogo nocturno (foguetes de lágrimas) e de "fogo preso".
Na sua oficina de Vila Meã, Amarante, já estão prontos vários bonecos com esqueleto em madeira e indumentária de papel que se vão movimentar por acção de artefactos pirotécnicos, disse o industrial à Lusa.
Um pescador a remar, um ciclista a dar ao pedal, uma lavradeira a dançar um vira e - ou não fosse esta uma iniciativa de pirotécnicos - um fogueteiro a lançar petardos são alguns trabalhos de "fogo preso" que José Carlos Macedo preparou para mostrar ao Porto e a Gaia.
José Carlos Macedo, oriundo de uma família que há três gerações produz artefactos pirotécnicos, lançou há um ano uma nova empresa, que emprega seis pessoas e que gera um volume de negócios de 300 mil euros por ano.
In [url=http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option =Interior&content_id=1681874]Jornal de Notícias[/url]