Citar:
Criado Inicialmente por paparazzi
Olá a todos!
Muitos não sabem ao que me refiro no tópico, mas lembrei-me dos tempos do Spectrum 16 e 32 k.
Passei horas da minha adolescência agarrado ao Computone (gravador de K7s) para passar os jogos. Lembram-se? E depois de minutos de espera aquilo dava erro!
Mas gostava mesmo muito do Manic Miner. Quem se recorda destes "velhos" tempos, e nome de jogos de que gostavam???
Está lançada a "discussão".
|
O meu velhinho e querido spectrum. Eu comecei a jogar em 1982 e a programar por essa altura também no seu velhinho basic. Tive nas mãos um Spectrum 16k e também, e esse sim foi o meu preferido de sempre, um velhinho 48k:
Lembro-me bem de fazer um LOAD "" para fazer o jogo entrar, ou um MERGE "" para depois colocar um poke para ter vidas infinitas etc que lá ia lendo na revista Inglesa "Your Sinclair" e outras, ou no jornal "A Capital" que às sextas trazia uma secção onde o pessoal contribuia com pokes e dicas e mapas de jogos.
Posteriormente ainda passei pelo 128k, 128k +2A, C64, Commodore Amiga (esse foi completamente revolucionário e já na altura metia de rastos qualquer PC que existisse à venda, com as suas 4096 cores ou mesmo 16 milhões de cores, face aos PC's com placa CGA de 4 cores, ou EGA de 16, ou VGA de 256 (os best), etc. Quando comprei o meu primeiro PC fiquei desapontado de ser apenas VGA face aos milhões de cores que os Amigas bons tinham, mas lá me habituei porque percebi logo que era ali que estava o futuro, infelizmente.
Ainda vi o Sam Coupe a ser lançado, o futuro dos Spectrums, que não durou muito visto o dono da Sinclair segundo o que li ter ido à falência nos projectos de construir um carro lunar (enfim). A Amstrad é que ficou com a patente dos sistemas dos Spectrums depois.
Ainda hoje em dia sinto saudades daqueles jogos que jogava num monitor fósforo verde há 25 anos atrás com tudo a tons de verde e preto, ou com 16 cores numa tv. E também tenho saudades de esperar 6 minutos que um jogo entrasse e ele no fim ir abaixo, ou andar a copiar jogos na aparelhagem (cassetes audio) no volume certo para eles ficarem bem
Quem procurar pela net por Spectrum encontra sites como [URL="http://www.zxspectrum.net/"]http://www.zxspectrum.net/[/URL] onde se pode jogar online a alguns jogos. Para se saber mais sobre o Spectrum basta irmos ao Wikipedia: [URL="http://pt.wikipedia.org/wiki/ZX_Spectrum"]http://pt.wikipedia.org/wiki/ZX_Spectrum[/URL]
Nesse site do spectrum encontramos o tal Manic Miner no ano de 1983 acho eu.
Mas em termos de Spectrum, tal como nos C64 e Amigas, já tive vários emuladores e milhares de jogos, e deixo aqui alguns:
- O famoso Pheenix (famoso também nos 16k);
- O famoso Harrier Attack (famoso também nos 16k);
- O famoso Chuckie Egg;
- O famoso Saboteur;
- Frank'n'Stein;
- Formula 1;
- O famoso Manic Miner;
- Os Dizzies (Dizzy);
- Lode Runner;
- Jet Set Willy;
- O português "Paradise Cafe" que até no MyGames da Sic Radical falaram há uns dias;
- Bruce Lee;
- O famoso Arkanoid I e II e parecidos como o Batty (acho eu);
- Cyclone o meu primeiro jogo;
- Spy Hunter;
- O famosíssimo mesmo BACK TO SCHOOL;
- The Goonies;
- Green Beret;
- Paper Boy;
- Pipemania;
- Out Run;
- Buggy Boy;
- Bubble Bobble;
- Into the Eagles Nest;
- North Star;
- Lode Runner;
- Famoso também Auf Wiedersehen Monty;
- North Star;
- O famoso Jet Set Willy;
- Os famosos Cybernoid 1 e 2;
- Golden Axe;
- A famosíssima sequela dos Renegade e Target Renegade e Renegade III;
- Pac Man, Pac Mania, e os MAGNÍFICOS MAD MIX GAME 1 e 2 (experimentem está no site acima no ano de 1988);
- Os Double Dragon e Vigilante;
- Os recentes Rainbow Islands, Rick Dangerous, e The New Zealand Story;
- Outros como Dan Dares, Match Point, Match Day, Pole Position, já nem sei...
Até a nível de estratégia já eu tinha jogado aos Sim Citys no Spectrum, e mesmo um que era o Laser Squad que joguei eu no Spectrum com o estilo de estratégia de x moves por jogador, que foi o percussor de sequelas como "UFO - Enemy Unknown" e outros. Houve vários jogos também desse género e mais de estratégia que vieram posteriormente a ver continuação do estilo em Dune, Dune 2, Warcrafts, Civilizations, e todo o estilo de jogos que agora o pessoal vê e muitos nem imaginam como começaram.
A meu ver quem teve acabou por ser dos primeiros no país a acompanhar esta revolução tecnológica tem muita sorte e ninguém que comece já nos anos 90 poderá ter uma noção do que foi a Informática no início, há pessoal que se queixa que um jogo leva 20 segundos a entrar, nem sabem a sorte que têm, eu esperava mais de uma hora por dia para que eles entrassem lol
Quando aos Amiga seria outra história, como "The Great Giana Sisters", "North and South", "Shadow of the Beast", e muitos outros.
Possivelmente esqueci-me de vários que jogava muito pois já não jogo há anos mas recordo-me de muitos deles e divertiam mais (apesar de algum pessoal novo achar estranho) do que os jogos modernos de hoje em dia por vezes